sábado, 11 de setembro de 2010

O DIA DEPOIS


Quis muito colocar este blog na rua na sexta-feira, 10 de setembro, não porque hoje é uma data que nem é bom lembrar, há quem diga que depois de um 11 de setembro o mundo jamais será o mesmo.
Pensei melhor e concordo, há 80 anos e um dia, Ferreira Gullar havia chegado, com ele o mundo das letras e das artes deixaria de ser o mesmo.
Não posso deixar que o dia acabe sem dizer que o primeiro choro do Poesia e Prosapopeia é para dar parabéns ao poeta e dono de tantos outros fios que se prendem às suas mãos desenrolados da genialidade de suas idéias.
Mais do que ensinar a gostar de poesia Gullar é conhecido por não nos deixar desacreditar no Brasil, isso dito por ninguém menos que Vinícius de Moraes (Poema sujo de vida, Manchete, 1976). Então, pensando bem, e o momento é mais do que propício, a melhor homenagem que se pode fazer ao poeta é ler o que ele escreve quem sabe ele volta a nos fazer acreditar que dias melhores ainda estão por vir.
Parece que no Maranhão, mais do que em outros lugares, costuma-se conjugar o verbo acreditar.
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá

Quem não recitou estes versos? É do seu conterrâneo, Gonçalves Dias, em Canção do Exílio nos fazendo acreditar que aqui é o Lugar.
E Gullar com sua inabalável fé, aproveita a ocasião de aniversário para lançar seu primeiro livro de poemas em mais de uma década –“Em alguma parte alguma”.
Mas, que pouco somos para falarmos de Ferreira Gullar, de Vinícius de Moraes e Gonçalves Dias? O melhor que fazemos é deixar um abraço e poemas para desfiar.



Foto:Rogério Faissal
                                                         
INSETOS
            
Um inseto é mais complexo que um poema
Não tem autor
Move-o uma obscura energia
Um inseto é mais complexo que uma hidrelétrica

Também mais complexo
que uma hidrelétrica
é um poema
(menos complexo que um inseto)

e pode às vezes
(o poema)
com sua energia
iluminar a avenida
ou quem sabe
uma vida




RESMUNGO SOBRE RESMUNGOS

Numa reunião que precedeu a criação deste Portal Literal, quando surgiu a idéia de que cada um dos escritores que o integram manter uma seção permanente em seu site, ocorreu-me intitular a minha de "Resmungos".
Mais tarde, quando a Folha de São Paulo me convidou para escrever nela, uma crônica por domingo, chamei essas crônicas de "Resmungos", que também veio a ser o título do livro que publiquei, ano passado, reunindo uma seleção delas. Agora, a imprensa informa que o mais novo e irreverente cinema norte-americano adotou o nome de "cinema-resmungo". Se algum daqueles cineastas visitou nosso site, não garanto, mas, ao que tudo indica, resmungar pode se tornar uma mania mundial. Antes isso que virar homem-bomba.

(04.09.07)

http://literal.terra.com.br/




3 comentários:

  1. Parabéns, Gullar. Parabéns aos que dominam a arte de compôr palavras em forma de sentimentos. Parabéns pelo Blog, poetisa-prosapopéica, Graça Freire! (nada menos que a minha mãe)

    ResponderExcluir
  2. Obrigada,

    Quase desato os nós na garganta.
    *

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog! Acordei hoje, doida para ver o que você apresentaria a nós! Amei! A escrita é uma boa companheira para a vida! Estou aqui para acompanhar você e sua escrita!
    Beijos carinhosos e lambidas de uma certa Pagu!

    ResponderExcluir