domingo, 28 de novembro de 2010

CARTAS, POESIA, PROSAPOPEIA


De  Madame du Deffand a  Voltaire

 Paris, 28 de novembro de 1773.


      Sois o mais surpreendente dos mortais, Mas por que mortal? Jamais morrereis. Tendes apenas trinta anos; tereis para sempre essa idade.
       Vossa Tactique encantou-me; provocou esse efeito em todos; existem mil cópias dela; e a primeira coisa que todos dizem é: Lestes a Tática do senhor Voltaire? Haverá algo mais encantador?
       Encontrei uma única pessoa (e essa pessoa é um belíssimo espírito, íntima do senhor Thomas)que teme uma ofensa ao rei da Prússia. Tal coisa não seria inefável?
       Devo a vós infinitos agradecimentos por vossa atenção; continuai; enviai-me todos os vossos pedregulhos; são mais preciosos do que todos os vossos pedregulhos; são mais preciosos do que todos os diamantes que se recolheu nos tempos atuais. Sim, protesto, meu caro Voltaire, admiro apenas a vós, e não posso admirar a outros.
         Disse a madame de La Vallière que me faláveis dela, que ainda gostáveis dela:losonjeou-se além de qualquer expressão; encarregou-me de vos dizer isso e que possui dois de vossos bustos sobre sua lareira: compra todos os que encontra.
Quando me escreverdes, que haja um artigo para ela que eu lhe possa mostrar; ela vai melhor. O que pensais da morte do senhor Chauvelin? É uma perda para todos; nossos filósofos diriam para a a humanidade.


Marie de Vichy-Chamron, Marquesa du Deffand (1679-1780), foi uma tagarela sem rival, e uma escritora de cartas que levou a Sainte-Beuve declarar: “Juntamente com Voltaire, é, na prosa, o estilo mais clássico e mais puro dessa época.” (Livre tradução de:)







Nenhum comentário:

Postar um comentário